FAKEFAKE - FICA na Comunidade 2012


Coletivo FAKE FAKE: site-specific na comunidade from Coletivo FAKE FAKE on Vimeo.

Residência na Cidade de Goiás com o Coletivo FakeFake participando do projeto FICA na Comunidade que aconteceu com o FICA (Festival Internacional de cinema e Vídeo Ambiental de Goiás).
O Coletivo de ilustradores FakeFake participou da XIV edição do FICA (Festival Internacional de cinema e Vídeo Ambiental de Goiás) por meio do FICA na Comunidade.

Através de um projeto de residência na cidade de Goiás atuamos por meio de Site-specific. O objetivo era descentralizar as ações do FICA para as margens da cidade. Interviríamos em algumas fachadas de casas que foram selecionadas previamente. A Sophia Pinheiro, uma das integrantes do coletivo, buscou semanas antes, nas redondezas do Bairro Alto Santana, pessoas interessadas em participar do nosso projeto.

O coletivo, que era composto por sete integrantes na época que recebeu o convite do FICA, dividiu-se em três grupos: Santiago Régis e Sophia Pinheiro seriam os responsáveis pela casa da Dona Sebastiana; Fabiana Queiroga e Rodolfo Brasil ficaram com a casa de Dona Fernanda; e Jader de Melo, Rayani Melo e Roger Faria participaram com a casa de Dona Lucineide. Apesar de dividido, o grupo se manteve unido em ajuda mutua durante os dias de realização do FICA na Comunidade. A divisão serviu como uma forma de organização para o conteúdo das ações.



























Além das intervenções nas fachadas das casas, nosso projeto ainda incluía a realização de um vídeo documentário dirigido pelo pessoal do Semáforo Audiovisual a partir do material obtido. Foram filmadas nossas entrevistas com os moradores e todo o processo de pintura das casas, desde a discussão da proposta inicial para os desenhos entre os ilustradores à preparação de tintas utilizadas nas casas.

Arrisco dizer que a valiosa experiência obtida foi um dos maiores ganhos que recebemos deste grande evento. Sair do suporte do papel ou digital para as paredes com texturas e formatos irregulares, colocou um pouco de medo no inicio. Ademais, agir e falar com uma câmera do lado causa uma certa inibição. Nada que a prática e a familiaridade não resolvam.

Foi, sim, uma ótima experiência. Eu, Santiago Régis, em nome do Coletivo FakeFake, gostaria de agradecer a todos aqueles que ajudaram para a realização de nosso projeto. Sem querer comprometer citando nomes, um abraço especial ao pessoal do Semáforo Audiovisual que está preparando um ótimo documentário, a Luciana Faria nossa fotógrafa de plantão, a Lucinete Morais e a equipe do FICA que nos deram auxílio durante nosso estadia na Cidade de Goiás.
Santiago Régis e Sophia Pinheiro pintaram a casa da Dona Sebastiana

Fabiana Queiroga e Rodolfo Brasil pintaram a casa de Dona Fernanda

Jader de Melo, Rayani Melo e Roger Faria pintaram a casa de Dona Lucineide

Mais informações nos seguintes links:
Nome

Asas de Pirilampo Belo Horizonte Biblioteca Comunitária Livro Aberto Bolsa de Letrinhas Cachoeira Paulista Cânone Editorial Capinzal Cartazes Casas Imaginárias Céu Azul Chico Moleque Colagem Contos Cedrinos De Santos Rezas e Laranjas Diário Empadão Ilustrado Encadernação de Livros Escola Eventos Expedição Leituras Exposições FAKEFAKE Família Festa Literária Festival Literário Fli-BH FLIS Girafa Goiânia Ilustração Javier Zabala João Tinha Medo Lançamento Livro Experimento Livros Maple Bear BH Marina Colasanti Mário quer ser craque Mazza Edições MCP Meia Curta Minas Gerais Noites em azul claro Novos Acasos O Brasil que Lê Oficina de Encadernação Oficinas Penninha Edições Pequeno Príncipe Pinóquio Polim Polo Sou de Minas Uai Processos Raposa Resenha RNBC Salão do livro São Paulo Seminário Séries Trabalhos Um pônei chamado cavalo Urso Amigo Vespasiano Vovô Maluquinho
false
ltr
item
Santiago Régis: FAKEFAKE - FICA na Comunidade 2012
FAKEFAKE - FICA na Comunidade 2012
http://3.bp.blogspot.com/-FRfiweurKIo/T_H8w-nTPYI/AAAAAAAAF54/POMrlm7kAZw/s640/100_9595.JPG
http://3.bp.blogspot.com/-FRfiweurKIo/T_H8w-nTPYI/AAAAAAAAF54/POMrlm7kAZw/s72-c/100_9595.JPG
Santiago Régis
https://www.santiagoregis.com.br/2012/07/fakefake-fica-na-comunidade-2012.html
https://www.santiagoregis.com.br/
https://www.santiagoregis.com.br/
https://www.santiagoregis.com.br/2012/07/fakefake-fica-na-comunidade-2012.html
true
6597210635328729030
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem Não foi encontrada nenhuma postagem relacionada Veja tudo Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar por Home Páginas Postagens Veja tudo Recomendado para você Tag Arquivo Buscar Todas as postagens Não foi encontrada nenhuma postagem com sua busca Back Home Conteúdo Veja também relacionados Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todo o código foi copiado para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar